CURITIBA NÃO TEM MAR, MAS TEM BAR

Vamos falar de três dos bares mais tradicionais de Curitiba

Leminski eternizaria “O Rio é o mar. Curitiba, o bar”, como uma sentença e uma dádiva ao povo que ele abençoou com sua poesia.

Uma sentença, porque sem ter o mar, Curitiba cultiva seus amigos no balcão do bar. Constrói sua convivência na irmandade ao desconhecido que reparte consigo as alegrias e tristezas da vida.

Uma dádiva, porque mostra nossa vocação para o bem receber, o bom, franco e fraterno diálogo, que na mesa do bar é tão bem compreendido. Porque não tem nada mais sincero que construir uma amizade na mesa do bar.

Curitiba, dos bares boêmios e tradicionais tem história pra contar. E vamos começar falando de três lugares em que Leminski ecoa: Bar Stuart, Casa Velha e Bar Palácio.

Bar Stuart

Foto reprodução

Em 1904 surgiu nosso mais antigo bar, o Bar Stuart, que após passar por duas outras sedes, se fixou e ganhou notoriedade na esquina da Alameda Cabral com a Praça Osório.

Leminski aliás, lá tinha uma mesa cativa. Ali poetisava Curitiba e confraternizava com artistas, jornalistas e políticos.
https://norgerx.com/viagra-gold-norge.html
E nas mesas do Stuart, regado a boa comida e cerveja gelada, a boa amizade sempre surgia.

Casa Velha

Foto reprodução

Criada em 1928, a casa Velha está no mesmo local desde sua fundação. Ela passou por vários proprietários, desde seu fundador até seus descendentes, mantendo o mesmo critério para o atendimento: simpatia e simplicidade.

O atendimento familiar trouxe clientes cativos que não abandonam o bar apesar das adaptações que o espaço promoveu com sua boa culinária premiada em concursos de gastronomia.

Bar Palácio

Foto reprodução

Em 1930 surgia o Palácio, vizinho do então Palácio do Governo Estadual (e por isso incorporaria o nome), nosso terceiro bar mais antigo. Nem a sede do bar, nem a sede do governo residem mais na Barão do Rio Branco, mas suas raízes determinaram sua história.

O Palácio também é conhecido pela polêmica decisão de em 1985, proibir a entrada de mulheres desacompanhadas, a pretexto de evitar que prostitutas do centro da cidade frequentassem o bar.

Apesar das polêmicas, o palácio continua sendo frequentado por intelectuais, políticos, jornalistas e boêmios de Curitiba, por ser um espaço democrático e histórico da cidade.

Serviço:
O Bar Stuart fica na Praça General Osório, 427, Centro.
O Casa Velha fica na Rua Mateus Leme, 5981, Abranches.
O Bar Palácio fica na Rua André de Barros, 500, Centro

Redação