Mulheres são minoria entre candidatos de Curitiba

Apesar do alto número de candidatos na eleição municipal, Curitiba continua com sub-representação feminina: apenas 33% dos candidatos à Câmara de Vereadores são mulheres. A disputa para a Prefeitura apresenta números similares, 38%. Pelo principal cargo do Poder Executivo Municipal, todos os concorrentes são brancos.

O perfil da eleição municipal 2020 está diferente do pleito anterior em representatividade feminina. Em 2016, entre as candidaturas para prefeita e vice, elas não eram nem 10% dos candidatos.

No Poder Legislativo Municipal, a situação é similar à última eleição, quando 31% das vagas já eram disputadas por mulheres. Em 2016, oito vereadoras foram eleitas para a Câmara Municipal, um recorde histórico. Mas isso significou apenas 21% das 38 vagas da Casa.

Em uma análise comparativa com as características da população, a disparidade das candidaturas fica evidente: mulheres são 52% da sociedade de Curitiba, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A repórter Gabriella Soares, do Plural, fez interessante reportagem sobre o tema. Confira

Fonte: Plural