RODADA DOS CLUBES PARANAENSES

2 TOQUES COM FASOLIN

Coritiba

E não deu para o Coritiba neste sábado. A equipe do Alto da Glória foi ao Maracanã e não foi páreo para o atual campeão brasileiro e sul-americano, sofrendo o revés de 3×1. O jogo começou com um primeiro tempo que poderia ter sido muito pior para o alviverde que além dos dois gols, ainda levou duas bolas na trave e foi salvo pela falta de pontaria dos atacantes flamenguista e por boas defesas de seu arqueiro Wilson. No segundo tempo, com o time um pouco mais organizado, os comandados de Rodrigo Santana levaram mais um gol, mas conseguiram descontar no finalzinho da partida. Com a derrota, o coxa segue na zona de rebaixamento na 18ª colocação, e agora busca a reabilitação na próxima quarta-feira contra o Corinthians no Couto Pereira.

Fonte: http://www.catolenews.com.br/

Athletico

A salvação da rodada para os paranaenses veio com Athletico que emplacou sua terceira vitória seguida no campeonato, ao bater o Santos pelo placar de 1×0, com o gol marcado por Tiago Heleno no final da partida. Com a vitória a equipe da baixada consolidou-se na primeira parte da tabela, agora ocupando a 9ª posição na tabela. A equipe de Paulo Autuori segue em ascensão, parecendo demonstrar que vai seguir na luta pela vaga nas competições sulamericanas de 2021. Agora o rubro-negro vira a chave para a disputa da Libertadores da América, onde nesta terça-feira enfrenta aquele que pode ser o jogo mais importante do ano, contra a equipe do River Plate na Arena. No Brasileirão, o próximo desafio é contra o Palmeiras em São Paulo, no próximo sábado.

Fonte: Tribuna do Paraná (www.tribunapr.com.br)

Paraná

O Paraná Clube segue ladeira abaixo no Campeonato Brasileiro da Série B. Desta vez perdeu de goleada para o Juventude em Caxias do Sul, pelo placar de 5×0. Agora a equipe que até a 8ª Rodada era líder do campeonato ocupa a 11ª primeira posição e vê o risco de rebaixamento mais um ano voltando a bater a porta. Foi a terceira partida sob o comando de Rogério Micale, que segue sem vencer (2 derrotas e 1 empate). A esperança da torcida agora é tentar a reabilitação em casa contra o Guarani, na próxima terça-feira (24/11).

Fonte: Paraná Clube (www.paranaclube.com.br)

Palpitômetro

Semana de 23/11 a 26/11

Copa Libertadores da América

24/11 – LDU X Santos – LDU

24/11 – Racing X Flamengo – FLAMENGO

24/11 – Athletico X River Plate – RIVER PLATE

25/11 – Internacional X Boca Juniors – BOCA JUNIORS

25/11 – Independiente (EQU) X Nacional (URU) – INDEPENDIENTE

25/11 – Libertad (PAR) X Jorge Wilsterman (BOL) – LIBERTAD

25/11 – Delfin (EQU) X Palmeiras – PALMEIRAS

26/11 – Guarani (PAR) X Grêmio – GRÊMIO

Copa Sul-americana

24/11 – Bahia X Unión Santa Fé – BAHIA

26/11 – Defensia y Justicia (ARG) X Vasco – DEFENSIA Y JUSTICIA

Série A

23/11 – Sport Recife x Atlético-GO – SPORT

25/11 – Coritiba x Corinthians – EMPATE

25/11 – Atlético-MG x Botafogo – ATLÉTICO-MG

26/11 – Fortaleza x Goiás – FORTALEZA

Série B – Paranaenses

24/11 – Paraná X Guarani – PARANÁ

24/11 – CSA x Operário – EMPATE

CLUBE DA SEMANA

Sociedade Esportiva Matsubara

Escudos:

Uniformes:

Sociedade Esportiva Matsubara foi da cidade de Cambará, no estado do Paraná. Fundado em 18/12/1974 pelo Sr Sueo Matsubara, era um time que costumava complicar muito a vida dos times da capital, chegando disputar algumas fases finais do Campeonato Paranaense. Possui como melhores colocações o 3º lugar em 1995 e o 4º Lugar em 1989 e 1993. Em termos nacionais possui um 4º Lugar na Série C do Campeonato Brasileiro de 1992, chegando muito próximo de ascender a Série B.

O grande destaque da equipe de Cambará sempre foi sua categoria de base, chegando a conquistar 7 campeonatos estaduais na categoria juniores (atual sub-20)

Buscando maior projeção em 1995 a diretoria efetuou a mudança de sede do clube, passando a atuar na cidade de Londrina-PR, inclusive ganhando projeção nacional ao contratar os craques Tadeu (Ex-Paraná Clube) e Neto (grande ídolo do Corinthians e com passagens pela Seleção Brasileira). A idéia até certo ponto deu certo, pois rendeu a melhor campanha da história do clube, mas no ano seguinte resolveu-se retornar para a cidade natal.

Nos últimos anos passou a sofrer como a maioria dos clubes do interior do país, decaindo muito em projeção. No ano de 2009, disputou a 3ª divisão do Campeonato Paranaense, ficando em penúltimo lugar na competição com seis clubes, retornando a disputa em 2011.

Atualmente encontra-se licenciado e sem disputar campeonatos oficias.

Curiosidades sobre o clube:

O ator global de novelas Nuno Leal Maia, já foi treinador da equipe:

O atacante Nilmar (com passagens por Internacional, Corinthians e Seleção Brasileira) foi atleta das categorias de base da equipe.

Títulos relevantes:

2 Copas BTV Cup (Internacional) – 2007 e 2011

1 Torneio Brasil Sul (Interestadual) – 1986

1 Campeonato Paranaense do Interior (Estadual) – 1995

1 Torneio Integração de Futebol Profissional (Estadual) – 1989

1 Campeonato Citadino de Londrina (Metropolitano) – 1995

Fonte: Diário Lance! (WWW.lance.com.br)

Nuno Leal Maia foi técnico do Matsubara

Neto vestiu a camisa verde e branca

Fonte: O curioso do futebol (https://www.ocuriosodofutebol.com.br/2015/08/neto-no-matsubara.html)

Fontes de consulta:

Wikipédia – pt.wikipedia.org

Revista Placar

Federação Paranaense de Futebol – www.federacaopr.com.br

Arquivo Pessoal do autor.

Éverson Fasolin é advogado, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e acadêmico do curso de Jornalismo.
Também é colecionador de artigos, revistas e escudos de futebol